Mitos e verdades sobre o movimento feminista Atenção marmanjos: antes de sair falando bobagem por aí, entenda o que é o feminismo e por que todo homem deveria apoiá-lo gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Mitos e verdades sobre o movimento feminista

Atenção marmanjos: antes de sair falando bobagem por aí, entenda o que é o feminismo e por que todo homem deveria apoiá-lo

Confira Também

Você não sabe o que é feminismo? Relaxa, Cara. Muitos homens também não sabem. O problema é que, quase sempre, além de não saber, alguns acabam criando ideias erradas sobre o movimento feminista. E simpatizar com o movimento não tem absolutamente nada a ver com masculinidade. 

O feminismo consiste em um movimento social, filosófico e político que luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Então, antes de sairmos por ai, falando sobre algo que não entendemos, vamos ver alguns mitos e verdades sobre o movimento.

1. Feminismo não é o oposto de machismo
Verdade. Se você acredita que o feminismo é o contrário de machismo, está completamente enganado. O machismo prega a dominação do homem sobre a mulher e o feminismo, por sua vez, luta pelos direitos iguais às mulheres. Portanto, não é possível comparar os conceitos. Um deles diz que o homem é superior e o outro diz que homens e mulheres devem ser iguais. 

2. Homens podem e devem ser feministas
Mito. Essa é talvez a mais polêmica das questões. Homens podem e devem ser pró-feministas e apoiadores do movimento, mas jamais poderemos ser os protagonistas da causa. Mas não se engane, não é por que não somos feministas que não podemos atuar pela causa. Afinal, é de extrema importância que possamos influenciar nossos amigos e familiares quanto a validação do movimento.

3.Toda feminista odeia homens
Mito. Como disse anteriormente, o feminismo é um movimento que prega a igualdade dos gêneros, e como todo movimento, ele possui várias vertentes. Algumas delas, mais radicais, representada por uma pequena parcela do feminismo, aceita o ódio ao sexo oposto se uma mulher tenha passado por uma experiência abusiva.

4.O machismo mata, o feminismo não
Fato! Segundo números da Central de Atendimento à Mulher, só em 2015, no Brasil, 85,85% dos relatos de violência registrados correspondem a violência doméstica contra mulheres e cerca de 33,2% dos 4.762 feminicídios foram causados por homens que tinham relações íntimas com a mulher.

5. Toda feminista não se depila
Que bobagem! Algumas mulheres não se depilam, mas elas fazem isso pelo simples fato de não se sentirem obrigadas a se depilar - e isso nao tem nada a ver com feminismo. É importante frisar que a mulher é dona de seu corpo e cabe a ela decidir se deve se depilar ou não. Portanto, o feminismo não obriga ninguém a abandonar sua vaidade, apenas deixa que cada mulher tenha o direito à escolha.

Por Bruno Rodrigues, repórter do AreaH