Economia e consumo consciente no blog 'Less Is The New Black' Jornalista mostra como é ficar um ano sem comprar roupas e com apenas 50 peças no armário gplus
   

Economia e consumo consciente no blog 'Less Is The New Black'

Jornalista mostra como é ficar um ano sem comprar roupas e com apenas 50 peças no armário

Confira Também

Quando a jornalista Daniela Kopsch percebeu o quanto gastava em roupa (mesmo só comprando coisas baratinhas), e a quantidade de peças que tinha acumulado durante os anos, ela resolveu mudar. Para isso, adotou a metodologia do armário cápsula, que a inspirou a criar o desafio de viver um ano usando apenas 50 roupas do seu armário, além de se propor a passar esse período sem comprar nenhuma peça nova.

Nessa jornada, ela criou o blog “Less Is The New Black” (menos é o novo preto, em português). Nele, todos os dias, ela escreve um texto sobre a vida e sobre o desafio, além de postar seu “look do dia”, composto apenas com as peças selecionadas, que também estão listadas no blog.

Para quem não entendeu direito, o armário cápsula é uma metodologia para esvaziar um pouco o armário. Essa capsula é feita por períodos específicos, como a de Daniela, que é de um ano. O primeiro passo é analisar suas roupas: o que você realmente usa e gosta? O que você se arrepende de ter comprado? E o que você nem lembrava que existia?

Depois, basta limitar um número de roupas que serão utilizadas naquele período e escolher as peças coringas. O restante das roupas pode ser doado, vendido, ou também guardado (mas bem longe do seu guarda-roupa, para não virar tentação). Os sapatos, acessórios, roupas íntimas e de praia também podem ser diminuídos, mas não precisam estar entre as peças selecionadas.

No seu blog, Dani listou os benefícios dessa metologia:

- Você “reduz” o armário e consegue se arrumar mais rápido e melhor;
- Pratica o minimalismo porque descobre que pouco é mais do que o suficiente para viver bem;
- Economiza (você não compra nada durante o período estipulado);
- Compreende melhor o seu estilo e o que de fato você precisa no seu armário;
- Foge das compras por impulso. Quando você puder comprar (assim que o desafio acabar), vai saber exatamente do que precisa.

Para a jornalista, a parte mais difícil é parar de comprar. “Mudar velhos hábitos não é tão fácil assim”, conta em seu blog. Porém, agora seu armário está mais organizado, ela se veste mais rápido, tem mais ideias de composição e se sente mais consciente sobre as consequências do consumismo.

Se você gostou da ideia e quer fazer seu armário cápsula, ou simplesmente diminuir seu impulso consumista, vale a pena entrar no grupo de Facebook Less Is The New Black e também conferir essas dicas da Dani:

1. Abandonar o cartão de crédito e comprar somente à vista;
2. Voltar de viagem cheia de fotos e sem nenhuma compra;
3. Reduzir 50% do armário para 2016;
4. Viajar apenas com mala de mão, sem despachar nada;
5. Só comprar uma coisa nova depois de doar uma peça;
6. Comprar apenas produtos de segunda mão;
7. Aprender a costurar para fazer as próprias roupas;
8. Nunca comprar uma peça à primeira vista;
9. Separar roupas “clean” e fáceis de combinar para o trabalho;
10. Doar ou vender todas as roupas que não foram usadas em 2015.