Hidratação com óleos: conheça a umectação capilar Veja como deixar os cabelos brilhantes e saudáveis a partir de uma massagem com óleos vegetais gplus
   

Hidratação com óleos: conheça a umectação capilar

Veja como deixar os cabelos brilhantes e saudáveis a partir de uma massagem com óleos vegetais

Confira Também

Se você está sentindo seu cabelo ressecado depois de muito sol, cloro e água salgada, vale a pena conhecer a umectação. Que precisamos hidratar nossos cabelos, todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é que essa hidratação pode ser feita com produtos que você já tem em casa, na cozinha!

Um desses procedimentos é a umectação. Ela tem origem indiana (está aí o segredo daqueles cabelos sedosos, longos e brilhosos!) e nada mais é do que uma massagem com óleos feita no couro cabeludo

Os óleos mais usados na umectação são o de coco e o de oliva (azeite), mas qualquer óleo vegetal pode ser usado. É importante que ele seja extra virgem, prensado a frio e 100% natural, o que garante que todos os benefícios daquele óleo ainda estarão presentes no produto. Um bom exemplo de óleo de coco nesses condições é o da marca Copra, cuja embalagem com 500g pode ser encontrada por R$ 34,00.

Além de repor nutrientes necessários para a saúde dos fios, a umectação serve para criar uma capa protetora nos cabelos, retendo por mais tempo a hidratação e a umidade. Outro ponto positivo é a massagem feita na raiz, que ativa a circulação e trata os folículos capilares, favorecendo o crescimento. 

A umectação é especialmente indicada para quem tem cabelos ressecados. Mas há quem tenha cabelos oleosos e também indique o procedimento, já que cabelo oleoso não é sinônimo de cabelo saudável, e esse tipo de fio também precisa de reposição de nutrientes e de hidratação.

Seja qual for seu cabelo, se o procedimento for feito da forma correta pode trazer muitos benefícios. 

Para fazer a umectação, é bem simples: basta separar o cabelo em mechas e ir aplicando o óleo vegetal da raiz às pontas, massageando o couro cabeludo com movimentos circulares. É importante que o óleo esteja em estado líquido, já que, dependendo da temperatura, alguns óleos, como o de coco, podem estar em estado sólido. Para isso, basta colocar um pouco do óleo no micro-ondas por poucos segundos, até que ele derreta. 

Depois disso, o ideal é ficar com o produto nos cabelos por pelo menos duas horas. A umectação pode ser feita, inclusive, durante a noite: é só passar o óleo, forrar a fronha com uma toalha para evitar possíveis manchas e lavar o cabelo na manhã seguinte. Para retirar o produto, é importante que a lavagem com shampoo seja bem feita, até que se sinta o cabelo completamente limpo, sem nenhuma sensação de oleosidade. Muitas pessoas sentem a necessidade de passar o shampoo duas ou até três vezes, para garantir que o cabelo está limpo e não ficará com aquele aspecto ensebado.

Para finalizar, use um condicionador de sua preferência. E pronto, seu cabelo vai estar nutrido, saudável e com muito brilho.