Co wash: como lavar os cabelos com condicionador e evitar o ressecamento A técnica tem o objetivo de diminuir o uso de shampoo e a agressão que esse produto causa gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Co wash: como lavar os cabelos com condicionador e evitar o ressecamento

A técnica tem o objetivo de diminuir o uso de shampoo e a agressão que esse produto causa

Confira Também

No verão, devido ao calor, suor, mergulhos na praia e em piscina, as mulheres lavam os cabelos com uma frequência muito maior. O problema é que isso acaba ressecando os fios, já que os shampoos normalmente são fortes e contêm sulfatos para retirar toda a sujeira e também resíduos de outros produtos. Para evitar os danos, uma técnica tem ficado popular na internet. Trata-se do “co wash”, ou seja, a lavagem dos cabelos com condicionador. Ela está inserida dentro de outra técnica, chamada "no e low poo", e que trata do uso de shampoos específicos e suaves, ou até da não utilização de shampoos.

Por mais estranha que possa ser a ideia de lavar os cabelos com condicionador, é tudo bem simples. Muitos condicionadores, principalmente os mais leves, têm poder de limpeza e, ao contrário dos shampoos, realizam essa limpeza de forma suave, sem agredir os fios. 

O problema é que nem tudo consegue ser eliminado pelos condicionadores, de forma que, para aderir completamente à técnica (do no ou low poo), é necessário reformular toda a penteadeira, mudando as máscaras, condicionadores, finalizadores, e tudo o que é usado nos cabelos.

Porém, uma boa opção para o verão é alternar o uso de shampoos e a técnica de co wash. Dessa forma, o que não for retirado na lavagem com condicionador não chegará a acumular nos fios, já que a próxima lavagem, com shampoo, fará essa limpeza mais profunda.

Como fazer
Para fazer o Co Wash são necessários alguns cuidados. Primeiro, é importante ter em mente que, mesmo não fazendo espuma, esses condicionadores específicos e liberados para a técnica conseguem limpar os fios. Para isso, os cabelos precisam estar bem molhados, praticamente encharcados, para que o produto se espalhe com maior facilidade. Assim, basta distribuir bastante produto pela raiz do cabelo, fazendo movimentos circulares, até que você sinta que todo o couro cabeludo está com produto. Depois disso, vale a pena massagear o comprimento dos fios, deixando o produto que está na raiz escorrer e limpar todo o cabelo. E, então, é só enxaguar e passar algum condicionador ou máscara de sua preferência. 

Em viagens, usar o mesmo condicionador tanto para lavar quanto para condicionar os cabelos pode ser uma alternativa prática. Porém, como esses condicionadores para o co wash são bem leves, talvez o resultado de condicionamento não seja tão maravilhoso. Antes de viajar com apenas um produto, vale a pena testar e ver qual é o resultado usando apenas esse condicionador tanto para higienizar quanto para condicionar os fios.

O que usar
Os condicionadores liberados para a técnica são aqueles bem levinhos e que não possuem parafina, petrolatos e silicones insolúveis em suas fórmulas. O Yamasterol amarelo (aquele bem antigo, do tempo da vovó) é liberado, muito adorado por quem faz a técnica e baratíssimo (a embalagem com 900g pode ser achada por R$ 13,50). 

Uma boa dica é focar em produtos baratos, já que é necessário bastante condicionador para fazer o co wash. Como esses produtos normalmente têm uma fórmula simples, a maioria deles pode ser encontrada por um preço amigável.

Algumas marcas fizeram condicionadores, inclusive, voltados para a técnica. A própria Yamá é uma delas, além da Salon Line e da Bio Extratus. Para facilitar, a loja Meu Cabelo Natural, que vende apenas produtos liberados para a técnica de no e low poo, fez uma lista dos condicionadores liberados para o co wash e disponíveis no site. Além disso, no grupo de Facebook No e Low Poo Iniciantes existem álbuns com fotos de condicionadores liberados para realizar a lavagem.