Mete a Colher: o app criado para ajudar mulheres em relacionamentos abusivos A ferramenta possui espaço onde as mulheres podem ajudar e ser ajudadas em casos de violência gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Mete a Colher: o app criado para ajudar mulheres em relacionamentos abusivos

A ferramenta possui espaço onde as mulheres podem ajudar e ser ajudadas em casos de violência

Confira Também

Quantas vezes você ouviu que ‘em briga de marido e mulher ninguém mete a colher’? Várias, não é mesmo? Tanto, que ainda é comum que as pessoas deixem de ajudar mulheres vítimas de violência por acreditarem que não devem se meter no relacionamento alheio. Mas isso precisa mudar, pois qualquer mulher que sobre todo ou qualquer tipo de violência precisa de ajuda.

De acordo com os dados do IPEA, a cada uma hora e meia uma mulher é morta no Brasil. Para completar – e piorar, a ONU afirma que 40% de todos os homicídios de mulheres no mundo são cometidos por um parceiro íntimo.

Para deixar bem clara a mensagem de que todos devem ajudar vítimas de relacionamentos abusivos – e reduzir consideravelmente os dados acima, um grupo jovens mulheres de Recife criou um aplicativo chamado ‘Mete a Colher’.

A ferramenta, ainda em fase de desenvolvimento, possui espaço onde as mulheres podem ajudar e ser ajudadas em casos de violência, relacionamentos abusivos ou qualquer ato de assédio. Para garantir a segurança das usuárias, a ferramenta só permite acesso do sexo feminino, com cadastro pelo Facebook, mensagens criptografadas e senha de acesso ao aplicativo.

As mensagens enviadas ainda se apagam depois de um tempo, deixando praticamente impossível o acesso de terceiros às conversas.

A usuária que entrar no app para ajudar poderá também marcar as categorias em que quer oferecer ajuda: conversa e apoio emocional, ajuda jurídica, abrigo temporário ou inserção no mercado de trabalho (nessa última categoria, empresas podem se cadastrar também). 

Para que tudo isso funcione de forma rápida, direcionada e eficaz, ele ainda conta com a ajuda de geolocalização. Com isso, ele conecta mulheres que estejam próximas geograficamente de outras, direcionando os pedidos de acordo com a região e a categoria.