Cuidado: maquiagem vencida pode causar alergias e irritações na pele Fique ligada no prazo de validade, cor e odor dos seus cosméticos gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Cuidado: maquiagem vencida pode causar alergias e irritações na pele

Fique ligada no prazo de validade, cor e odor dos seus cosméticos

Confira Também

Você costuma ficar atenta ao prazo de validade da sua maquiagem? Se a resposta for não, saiba que esta cometendo um grande erro. Usar maquiagem velha pode lhe trazer sérios problemas de saúde, uma vez que a pele absorve elementos com facilidade e os produtos estragados podem acabar causando alergias, acne ou até mesmo infecções graves.

Após a validade, diversas bactérias desagradáveis e perigosas podem começar a aparecer em seus cosméticos. Por isso, é bom ficar sempre atenta aos rótulos. 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), duas a cada dez mulheres apresentam problemas na região dos olhos devido ao mau uso da maquiagem. Por ser vulnerável ao desenvolvimento de doenças, essa área pode ser facilmente afetada por conjuntivites, terçol e inflamações.

“Uma maquiagem vencida pode causar, principalmente, dermatite de contato, infecções bacterianas e fúngicas. Um rímel velho, por exemplo, pode ter proliferação de bactérias e causar conjuntivite”, afirma a dermatologista Caroline Saad, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A maior parte dos produtos perde a durabilidade e proteção depois da validade expirada. Às vezes, até mesmo antes: ambientes úmidos e desprotegidos ajudam as bactérias a se proliferar, e por isso você está, mesmo sem ciência disso, ajudando seu corpo a se contaminar com esses produtos a cada novo uso.

No caso das acnes, elas são causadas devido à “gordura” contida em blushes, pincéis, bronzeadores ou pós compactos em creme. Esses produtos, quando vencidos, fazem com que sua pele fique extremamente oleosa, causando acne e outras irritações. 

De acordo com a Dr. Caroline, as áreas de mucosas, como olhos e boca, são as regiões mais vulneráveis do corpo quanto à infecção de bactérias e alergias. Por isso, nunca é recomendado emprestar batons, lápis ou rímeis a outras pessoas. 

Na hora de comprar um novo produto, também é preciso ficar de olho nos componentes químicos e na data de validade. Textura, cor ou cheiro são uma das principais maneiras de identificar se o produto está ainda adequado para o uso. “Cada item de maquiagem tem uma data de expiração estimada. O rímel, por exemplo, é o que tem menor tempo de duração: penas três meses”, afirma a dermatologista.

Além da maquiagem, pincéis também costumam acumular bactérias com o tempo, apesar de não terem um tempo exato de validade. “Devem ser limpos regularmente, podendo ser feito com água morna e sabão neutro. Se as cerdas começarem a cair ou acumular impurezas difíceis de serem removidas, esse pincel deverá ser descartado”, aconselha. 

RISCOS E EXPIRAÇÃO DOS PRODUTOS
Para te ajudar a ficar de olho na sua maquiagem, a Dr. Caroline destaca os principais riscos de produtos vencidos e as datas de validade apropriadas para cada um deles. Confira.
Olhos
Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo. Portanto, também podem sofrer com infecções e alergias. Dos produtos normalmente utilizados nessa região, a máscara de cílios é a que tem a menor duração, sendo de, no máximo, três meses. Sombras têm um prazo máximo de 36 meses e delineadores entre 6 e 12 meses.  

Lábios
Usar produtos vencidos nos lábios podem causar infecções por fungos, como candidíase. Cosméticos como batons, por exemplo, podem durar até 48 meses. Já o gloss varia entre 6 e 12 meses.

Rosto
Quando usados fora do prazo, cosméticos faciais podem causar dermatite de contato na pele. Uma boa dica é ficar de olho na cor e no odor do produto, já que após o vencimento eles costumam ficar mais escuros ou separam os ingredientes dentro do recipiente, como se fosse um líquido bifásico. Caso você tenha percebido uma dessas ocorrências, jogue o produto no lixo. 

Dentre os produtos comumente usados no rosto, as bases aquosas podem durar 12 meses, e as oleosas 18. Corretivos e pós compactos variam entre 18 e 24 meses.