Acampamento de férias: seus filhos merecem Além de diversão, os acampamentos ainda trazem vários benefícios para a saúde das crianças gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Acampamento de férias: seus filhos merecem

Além de diversão, os acampamentos ainda trazem vários benefícios para a saúde das crianças

Confira Também

Férias são alegria para a alegria das crianças e uma certa  dor de cabeça para os pais, já que muitos não conseguem tirar uma folga para curtir o tempo com os filhos.

Como solução para este problema, muitos acampamentos infantis abrem seus portões para receber a criançada durante as férias. Além de diversão, eles promovem bem-estar à saúde física e mental das crianças, que passam a respeitar mais a natureza e a se sociabilizar com outras pessoas, por exemplo. 

Isso, claro, é melhor do que fazê-las passarem seu tempo livre na frente da televisão, computadores e videogames (e criando uma rotina sedentária e ociosa).

Para provar as vantagens que um tempo em um acampamento fazem às crianças, um grupo de pesquisadores, da Universidade de Waterloo, Canadá, fez um estudo e identificou pelo menos cinco benefícios que as crianças podem ter ao passar suas férias em um acampamento. 

O primeiro deles é a socialização, onde eles têm a oportunidade de conviver mais intensamente com outras crianças, diferente do que acontece na escola. É um aprendizado tanto do sentindo de aproximação e de construção de laço, quanto de tolerância às diferenças.

A segunda vantagem é a superação de desafios, uma vez que os pais não estão por perto e eles têm a chance de fazer muitas coisas por conta própria. Essa experiência proporciona a criação de independência e responsabilidade desde cedo.

No estudo, o desenvolvimento da liderança foi o terceiro benefício identificado. Além de tomar decisões por conta própria, seu filho vai ter a oportunidade de assumir a dianteira e mobilizar o grupo de amigos a fazer alguma atividade.

Os demais benefícios destacados pelo estudo foram à prática de atividades físicas (ótimas para crianças acima do peso ou que só ficam no sofá assistindo TV ou jogando no celular) e aprender a respeitar a natureza, atividade bastante desenvolvida nos acampamentos.

A HORA É AGORA?

Muitos pais ficam receosos antes de inscrever seu filho em um acampamento de férias, o que é totalmente normal. Por esse motivo, é aconselhável que os pais procurem conversar com a criança sobre a ideia e participem de reuniões com informações sobre o acampamento, para conhecer o conteúdo das atividades, medidas de segurança, instalações adequadas, assistência médica, higiene, recursos utilizados e excursões que vão realizar, além, é claro, da alimentação. 

Para se sentirem mais seguros, outra dica é procurar conversar com pais de crianças que já participaram de algum acampamento e se assegurar que é de confiança. Assim, a tranquilidade é garantida.

ESCOLHENDO O ACAMPAMENTO IDEAL

O espaço deve condizer de acordo com o gosto da criança, por isso, é importante que ele participe da escolha do acampamento na qual irá passar suas férias. Se a criança gosta muito de futebol, por exemplo, vale optar por um serviço direcionado ao esporte.