Marido acrescenta até 7 horas de trabalho para a mulher, diz estudo Segundo pesquisadores, isso acontece por causa da má distribuição das tarefas domésticas entre o casal gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Marido acrescenta até 7 horas de trabalho para a mulher, diz estudo

Segundo pesquisadores, isso acontece por causa da má distribuição das tarefas domésticas entre o casal

Confira Também

Casamento, casa e marido: o sonho de (quase) toda mulher. Apesar de ser gostoso ter alguém com quem dividir a cama, o cobertor e a pipoca, a parte do “é você a responsável por deixar a casa em ordem” fica quase sempre nas mãos da mulher. Embora hoje muitos homens ajudem suas parceiras nas tarefas domésticas (nada mais do que obrigação de ambos), alguns ainda continuam dando, literalmente, muito trabalho extra.

Ao menos, foi o que revelou um estudo realizado pela Universidade de Michigan, que mostrou que ter um marido cria uma carga extra de até sete horas de trabalho doméstico, por semana, para as mulheres. No caso dos homens, ter uma esposa o isenta de uma hora de tarefas de casa a cada semana. E têm mais: aquelas que têm três filhos ou mais passam cerca de 28 horas por semana limpando e cozinhando. 

Segundo os pesquisadores, a explicação para essas “horas extras” em casa é culpa da má distribuição dos afazeres domésticos entre o casal. "Ainda ocorre uma redistribuição significativa do trabalho após o casamento. Os homens tendem a trabalhar mais fora de casa, enquanto as mulheres assumem a maior parte do trabalho doméstico", afirma Frank Stafford, pesquisador do instituto da universidade que dirigiu o estudo. 

Para chegar a esta conclusão, o grupo de estudiosos se baseou na análise de dados coletados desde 1968 pelo instituto sobre a dinâmica da renda familiar. Os pesquisadores avaliaram, então, as atividades diárias dos voluntários do estudo e questionaram homens e mulheres sobre quanto tempo eles gastavam cozinhando, limpando ou fazendo outras tarefas domésticas durante a semana.

O resultado das análises ainda mostrou que mulheres solteiras gastam, em média, 12 horas por semana com tarefas domésticas, enquanto as casadas com mais de 60 anos gastam quase o dobro deste montante.

Por mais assustador que sejam estes dados, no passado a diferença era ainda mais gritante. Segundo a pesquisa, em 1976, as mulheres faziam uma média de 26 horas de trabalho doméstico por semana, enquanto os homens faziam apenas seis. Pode isso?

Bem, a solução para que a vida em casal seja mais harmônica e justa depende, claro, de uma boa conversa, a fim de eliminar a ideia dos homens de que os serviços caseiros cabem somente a mulher. Além de ser um pensamento arcaico, a mulher acaba perdendo boa parte do seu tempo com algo que poderia (e deveria) ser distribuído com todos os membros da casa.