8 alimentos que ajudam a amenizar os sintomas da TPM O inchaço e stress típicos no período da TPM, por exemplo, podem ser combatidos facilmente com a ajuda de alguns nutrientes gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

8 alimentos que ajudam a amenizar os sintomas da TPM

O inchaço e stress típicos no período da TPM, por exemplo, podem ser combatidos facilmente com a ajuda de alguns nutrientes

Confira Também

TPM: três letras para definir uma fase que pode transformar todas as mulheres em uma grande pilha de nervos. 

Sinônimo de inchaço, mau humor, fome desenfreada, enjôos e dor nos seios, a tensão pré-menstrual é causada pela variação hormonal que o corpo feminino sofre durante o ciclo menstrual, produzindo uma série de alterações físicas e psicológicas. 

A alimentação faz uma diferença enorme nesses sintomas. É através dela que o corpo vai produzir as substâncias que fazem a mulher se sentir melhor (ou pior) nesses dias. A deficiência de certos nutrientes dá sinais que ficam mais claros no período pré-menstrual, por isso, uma alimentação equilibrada é ideal para amenizar os sintomas. 

Segundo Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, as melhores opções de alimentos nessa fase são os ricos em cálcio, como leite e derivados (na versão magra, sem gordura) ou vegetais verdes. “A exposição ao sol, para aumentar a vitamina D, e a atividade física, também são dois bons aliados nesse processo de inchaço, alteração de humor, insônia e avidez por doce e carboidrato”, indica a nutricionista. 

Ela explica que o jejum também não ajuda a aliviar os sintomas e que, na verdade, só piora a situação. “Justamente por causar alteração de humor e liberar corpos cetonicos, o jejum pode piorar bastante os efeitos da TPM”, alerta Vivian. 

Para te ajudar a driblar os efeitos terríveis “daqueles dias”, confira 8 alimentos essenciais para as mulheres na fase TPM, segundo médicos e especialistas:

#1 – Cereais integrais. Estimulam a produção de serotonina no corpo, que te ajuda aliviar sintomas físicos e emocionais da TPM, como o mau humor e a dor nos seios. A vantagem é trocar o chocolate por alimentos que contenham cereais e grãos integrais, por terem menos gordura ruim e serem melhores para a saúde.

#2 – Vegetais verde-escuros. Brócolis é um bom exemplo entre eles. Esses alimentos ajudam a combater a enxaqueca, pois são ricos em cálcio, altos níveis de vitaminas do complexo B, magnésio e antioxidantes, nutrientes como vitaminas A, C, K, ácido fólico, ferro, fósforo e potássio. 

#3 – Banana. Ótima para aliviar o inchaço. Além de ser rica em potássio  e magnésio, que irá atuar na eliminação do excesso de sódio no organismo. A banana também é rica em fibras, o que irá ajudar a regular o intestino, que costuma ficar uma bagunça nessa época.

#4 – Aveia. É rica em fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino. Além disso, também estimula o organismo a diminuir a absorção de gordura, ótimo para não ganhar peso. 

#5 – Leite. Rico em cálcio, ele irá proteger o corpo contra a enxaqueca. Além disso, as mulheres que tem o costume de ingerir lacticínios (não só quando estão na TPM) possuem até 40% menos chances de sofrer com os sintomas da tensão pré-menstrual. 

#6 – Salmão. A carne do peixe ajuda a regular o humor e potencializar a absorção da serotonina, hormônio do bem estar, por ser rico em vitamina B6 e ômega-3. Ele também é eficaz no tratamento de pacientes com depressão.

#7 – Chocolate com 70% de cacau. Menos perverso e mais recomendável que os outros chocolates, este aqui ajuda a combater o mau humor e a dar sensação de relaxamento, graças ao magnésio, triptofano e teobromina presentes nele.

#8 – Semente de girassol e abóbora. Ricas em zinco e proteínas, elas estimulam o seu metabolismo de carboidratos, gerando mais energia para combater a TPM.