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10 truques para facilitar a dieta

Anote as dicas preparadas pelo especialista em nutrição para te ajudar a perder peso com saúde

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Após tanta comilança nas ceias de Natal e Ano Novo, é comum que muitas mulheres queiram começar o ano já fazendo dieta. Mudar hábitos, adequar receitas e buscar novos ingredientes são algumas das ações tomadas por quem quer transformar a alimentação e encontrar uma vida magra e saudável, porém, não é tão fácil assim, ainda mais para quem estava acostumada a não se alimentar corretamente. 

Quando mudamos radicalmente a nossa alimentação, muitas coisas podem mudar no nosso corpo, entre elas a vontade de ter recaídas e comer só aquele “hamburguinho com refrigerante” ou outra “besteira” do gênero. Por isso, na hora de pensar em fazer dieta, é preciso mudar aos poucos a forma como se alimenta. “Quem está realmente disposto a mudar consegue feitos incríveis apenas com as mudanças na alimentação, mas existem alguns truques importantes que podem facilitar o processo”, destaca Rodrigo Polesso, especialista em nutrição e criador do Emagrecer De Vez.

Para ajudar na difícil tarefa que é seguir direitinho a dieta adotada, e alcançar seus objetivos, o especialista listou alguns dos seus melhores truques para facilitar a sua dieta este ano (e para sempre). Confira. 

#1 – FOQUE NO OBJETIVO FINAL. Polesso ensina que o ideal é estar focado na tendência dos resultados e não nos resultados pontuais de cada dia ou semana. “Isso vai te proteger da frustração. Lembre-se que você está no jogo para ganhar, e não se ganha esse jogo em apenas uma semana”, incentiva. É possível comemorar, mas sem jamais tirar o foco do resultado final, e sem construir expectativas grandes. 

#2 – NÃO LEVE A BALANÇA TÃO A SÉRIO. “Ela não te mostra o que está realmente acontecendo dentro de você”, destaca o especialista. “Tire algumas medidas do seu corpo e considere esse um método mais eficiente e eficaz para se medir o progresso”, completa.

#3 – ASSUMA A RESPONSABILIDADE. Polesso alerta para as pessoas que pedem aprovação para cada passo. “Quando você tem as informações necessárias na mão, e decidiu alterar a sua dieta, tome essa decisão para você e assuma a responsabilidade”, aconselha. 

#4 – TENHA A CABEÇA ABERTA PARA MUDANÇAS. “Nossa alimentação é baseada em uma série de hábitos praticados diariamente em cada refeição. As pessoas tendem a se apegar a estes hábitos e esquecem que eles podem ser mudados, afinal, para se obter resultados diferentes, precisamos fazer coisas diferentes”, explica o profissional. 

#5 – NÃO SE COMPARE A OUTRAS PESSOAS. Segundo Polesso, é comum que todos queiram compartilhar o progresso. No entanto, o especialista alerta para um cuidado importante: “Compare o seu progresso com o seu progresso apenas, pois é possível que até mesmo inconscientemente você se compare ao que acontece com os outros”, explica.

#6 – DÊ PREFERÊNCIA AOS ALIMENTOS NATURAIS. De acordo com o especialista, os grandes problemas de alimentação começaram a ocorrer no mundo quando o ser humano começou a processar e refinar os alimentos considerados naturais. Isto é, transformar produtos da natureza em farinhas, massas e pastas, frutas para fazer sucos sem nenhuma fibra e muito açúcar e extrair óleo de grãos através de complicados processos químicos, por exemplo. Portanto, o ideal é buscar produtos o mais próximo possível de suas formas integrais e com o mínimo possível de processamento industrializado.

#7 – FIQUE PERTO DE PESSOAS COM OS MESMOS OBJETIVOS QUE VOCÊ. Polesso explica que, infelizmente, algumas pessoas vão duvidar da sua capacidade de emagrecer ou incentivar o consumo de alimentos que só atrapalharão o alcance dos objetivos. “Rodeie-se de pessoas com o mesmo objetivo, ou de pessoas que te dêem forças para seguir em frente”, comenta.

#8 – PREOCUPE-SE COM A QUALIDADE E NÃO A QUANTIDADE. “O que nos faz engordar é um desequilíbrio hormonal, como o da insulina que passa a estar presente em excesso, a qual, é estimulada especialmente pelo consumo de carboidratos refinados e processados”, conta Polesso. “Se o seu estado metabólico atual for de armazenamento de gordura, não importa quantas calorias você ingira, mesmo que seja pouco, você vai tender a engordar e terá dificuldade de emagrecer”, destaca.

#9 – EXPERIMENTE NOVOS SABORES. A proposta de alimentação de Polesso, chamada de Alimentação Forte, se baseia no consumo de alimentos reais. “Embora existam alimentos que devem ser evitados, como alguns tipos de óleo, pães e fontes de carboidratos refinados, a essência do programa está no consumo de alimentos verdadeiros”, explica o especialista, que define alimentos verdadeiros como comida natural não processada, não refinada e não modificada artificialmente. 

#10 – SINTA PRAZER EM SE ALIMENTAR. Por fim, o especialista destaca a importância de lidar com a alimentação de forma prazerosa e leve. “Quando se tem uma alimentação saudável, jamais sentimos culpa ou cansaço após uma refeição, mas, sim, uma sensação de bem-estar em estarmos nos alimentando para uma vida e corpo melhor”, conclui.