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Saiba como manter a forma durante o período de Páscoa

Especialista lista cinco dicas essenciais para não fugir da dieta neste período

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A data mais doce do ano está se aproximando e, junto com ela, estão os tradicionais ovos de Páscoa. Os recheios e coberturas são infinitos e com tanta novidade assim dá medo de não conseguir se controlar e acabar “enfiando o pé na jaca”.

Embora se tenha preocupação em colocar um fim em todo o “projeto verão” no qual você trabalhou intensamente nos últimos meses, de acordo com Beatriz Botéquio, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos industrializados (ABIMAPI), é possível curtir esta data e ainda manter o equilíbrio na alimentação.

“O chocolate, assim como os carboidratos provenientes dos pães, massas e biscoitos, oferecem nutrientes que participam da formação da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Por isso é importante comer de forma balanceada para que não haja culpa e estrague seu momento de prazer”, explica Beatriz. 

Para que você curta essa Páscoa de forma balanceada (mas sem deixar de comer o seu amado chocolate), a especialista listou algumas dicas de como incluir o chocolate na dieta sem peso na consciência. Confira!

#1 – COMECE O DIA COM UM CAFÉ DA MANHÃ REFORÇADO. Um lanche natural com pão de forma ou torradas, por exemplo, irão te dar saciedade por mais tempo e evitar aquela “fome de leão” ou compulsão no momento do almoço de Páscoa e, principalmente, na hora da sobremesa.

#2 – OPTE PELAS DELÍCIAS “MAIS SAUDÁVEIS”. Assim como os ovos, a colomba pascal também é um alimento que simboliza a data e atualmente encontramos diferentes sabores deste produto além da receita original de laranja, como as versões com gostas e cobertura de chocolate, creme de baunilha, mousse, doce de leite, cupuaçu, entre outras. Mas não se esqueça: coma com moderação.

#3 – FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS. Dê preferência às opções com maior teor de cacau, que possuem menos açúcar e gordura ou saboreei em menor quantidade a sua versão predileta. 

#4 – ATENÇÃO AO TAMANHO DO OVO. A dica é quebrar o ovo em pequenos pedaços e guardá-lo em um potinho. Dessa forma, será mais fácil controlar as porções que você irá consumir.

#5 – PLANEJE-SE. Se você já sabe que irá comer mais no domingo de Páscoa e ainda seguirá comendo chocolate por mais alguns dias, prefira ter uma alimentação mais saudável nos dias anteriores, com maior consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais.