6 mitos sobre o período menstrual Especialista esclarece os maiores mitos sobre o período menstrual. Confira! gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

6 mitos sobre o período menstrual

Especialista esclarece os maiores mitos sobre o período menstrual. Confira!

Confira Também

Embora a menstruação seja algo comum na vida das mulheres, muitas ainda carregam dúvidas simples sobre o assunto. Normalmente, são informações passadas de geração para geração, mas que nem sempre têm uma explicação médica, como o famoso “para de andar descalça! Vai piorar suas cólicas”.

Levando-se em conta que uma mulher menstrua, em média, 400 vezes na vida – dos 12 aos 50 anos, na maioria dos casos -, o que não pode faltar é informação sobre o que de fato a menstruação afeta ou não a saúde neste período. E, quanto mais a gente puder reverter os incômodos da “pior semana” do mês, melhor ainda, não é? 

Para esclarecer alguns dos maiores mitos sobre o assunto – e deixar você bem informada, claro -, convidamos o ginecologista do Hospital San Paolo, Dr. Gilberto Nagahama, para responder as dúvidas mais frequentes. Confira!

#1 – É IMPOSSÍVEL ENGRAVIDAR DURANTE A MENSTRUAÇÃO
“Na teoria, realmente não é possível, já que menstruação é a "descamação" do endométrio, camada que é preparada para receber a gestação. No entanto, o corpo não é uma máquina que trabalha com exatidão, por isso é sempre bom tomar medidas preventivas para evitar o risco”, afirma Nagahama.

#2 – MULHERES COM MUITA CONVIVÊNCIA MENSTRUAM SIMULTANEAMENTE
Segundo o médico, isso não é verdade. Cada pessoa tem o seu corpo com manifestações totalmente individuais. Portanto, o período menstrual não tem relação alguma com o de outras mulheres.

#3 – AS RELAÇÕES SEXUAIS SÃO MAIS PRAZEROSAS DURANTE A MENSTRUAÇÃO
“Outro mito. O período de maior desejo sexual é justamente o de ovulação, que corresponde aproximadamente ao 14° dia do ciclo menstrual. Acreditamos que muitas pacientes têm a sensação de mais prazer justamente por ficarem despreocupadas com o risco de engravidar”, garante o doutor.

#4 – É ERRADO FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS DURANTE A MENSTRUAÇÃO
Exercícios físicos são essenciais para manter a qualidade de vida em qualquer momento. “No período menstrual, eles ajudam a controlar a dor das cólicas devido à liberação de hormônios de prazer, como endorfinas”, revela Nagahama.

#5 – MULHERES VIRGENS NÃO PODEM USAR ABSORVENTES INTERNOS
Mais um mito. De acordo com o médico, o hímen tem até 2,5 cm de abertura na puberdade e o absorvente interno até 1,9 cm.

#6 – TER RELAÇÕES SEXUAIS MENSTRUADA AUMENTA RISCO DE CONTRAIR DSTS
“Também não é verdade. A realidade é que, com ou sem menstruação, fazer sexo desprotegida aumenta o risco de contrair qualquer doença sexualmente transmissível”, finaliza o médico.