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10 exercícios que mais queimam calorias

Veja o ranking de exercícios, escolha o seu favorito e dê a largada rumo à boa forma

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Para conquistar um corpo definido é preciso ter determinação, força de vontade e, claro, gastar mais calorias do que ingerir. Nesse ponto, os exercícios físicos são grandes aliados, pois aceleram o metabolismo, derretem calorias e usam as gorduras armazenadas como combustível para seu treino.

Além de auxiliar a perda de peso, esses exercícios melhoram evidentemente a circulação sanguínea, controlam os níveis de colesterol ruim, diminuem o risco de doenças cardiovasculares e cardíacas e tonificam a musculatura, ou seja, só trazem benefícios. Mas antes de se jogar nas corridas, natação ou musculação, é fundamental procurar um médico para fazer uma avaliação física e descobrir se você está apto para realizar todo o tipo de atividade. Caso contrário, estará sujeito a dores e lesões.

Alguns exercícios queimam mais calorias do que outros, mas tudo depende do preparo físico de quem pratica e da intensidade com que o treino é feito – e de quanto come no dia a dia. É importante ressaltar, no entanto, que o número de calorias queimadas em uma atividade muda de acordo com o preparo físico e com a intensidade que é realizado.

Sendo assim, elaboramos uma lista de exercícios que mais queimam calorias, levando em consideração um homem de aproximadamente 80 quilos, se exercitando durante uma hora, em níveis moderados de esforço. Confira:

#1 – CROSSFIT
O CrossFit, inspirado no programa de treinamento físico das academias de polícia americana, é intenso. Reúne flexões, agachamentos, saltos, levantamento de pesos, tudo isso, na sequência e sem pausa. O programa de exercícios de alta intensidade, melhora a força e resistência, entre outros benefícios. Ganhando cada vez mais adeptos, ele queima até 1000 calorias em uma hora.

#2 – INSANITY
O Insanity é um programa de exercícios físicos que podem ser feitos em casa. Ele não usa nenhum tipo de aparelho, apenas o peso do próprio corpo. O programa dura 60 dias e tem diversas videoaulas de 1hora na internet com dicas de exercícios aeróbicos intensos que queimam até mil calorias.

#3 – CORRIDA
Além dos benefícios cardiovasculares, a corrida está no topo da lista das atividades que mais queimam calorias: de 600 a 900 em uma hora. Para quem vai começar é ideal intercalar corrida e caminhada. Além disso, é fundamental usar roupas confortáveis e tênis apropriados. 

#4 – PULAR CORDA
A atividade que parece brincadeira de criança, na verdade é coisa de gente grande. Além de fortalecer os músculos das pernas e melhorar a postura, aumenta a coordenação motora, ajuda a perder peso, reduzir o risco de diabetes, entre outros benefícios. Quem conseguir pular corda por 1 hora vai conseguir queimar de 750 a 850 calorias. O ideal é começar por 10, 15 minutos e aumentar o tempo conforme for ganhando condicionamento.

[VEJA TAMBÉM: Treino com corda]

#5 – ANDAR DE BICICLETA
Sair pedalando por aí espanta o estresse e melhora o condicionamento cardíaco, além de ajudar a queimar cerca de 840 calorias. Para quem curte pedalar por estradas de terra, em meio às montanhas, a mountain bike queima ainda: até 1500 calorias em uma hora.
 

#6 – TÊNIS
Jogar tênis queima cerca de 500 a 800 calorias em uma hora de jogo. O esporte que ganhou o coração dos brasileiros depois de Gustavo Kuerten aumenta a agilidade, fortalece os músculos, aumenta a coordenação motora e capacidade de concentração. 

#7 – SQUASH
Praticado com raquetes numa quadra fechada, o esporte não deixa ninguém ficar parado. Parecido com o tênis, o squash queima de 750 a 900 calorias e traz diversos benefícios ao corpo. Ele desenvolve a agilidade, ajuda a fortalecer os músculos, principalmente inferiores e contribui para aumentar a resistência e condicionamento. 

#8 – HANDEBOL
Em uma hora de handebol o jogador pode perder até 750 calorias. No esporte onde o gol deve ser feito com as mãos, são trabalhados diversos grupos musculares. Também é trabalhada a coordenação motora, a socialização por conta do esporte em equipe, entre outros benefícios. 

#9 – NATAÇÃO
Considerada uma atividade física aeróbica a natação não tem um consenso sobre a queima de calorias. Como o gasto calórico depende do metabolismo de cada um, em 50 minutos de aula, cerca de 400 a 800 calorias são queimadas, no mínimo. A atividade melhora o condicionamento físico e respiratório.

#10 – MUSCULAÇÃO
Ao contrário do que muitos pensam a musculação também é um ótimo exercício para perder calorias e emagrecer. Você pode fazer alguns exercícios em casa com pesinhos e caneleiras, porém a melhor opção mesmo é frequentar uma academia, já que oferece vários tipos de equipamentos. Em apenas uma hora de treino, você pode perder até 500 calorias. Mas além de eliminar calorias, a musculação ainda melhora a resistência articular e muscular, fortalece os ossos e ainda acelera a queima de calorias e gordura.