Crianças que praticam atividades físicas são mais inteligentes Segundo estudo, exercícios são ótimos para o seu desempenho intelectual gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Crianças que praticam atividades físicas são mais inteligentes

Segundo estudo, exercícios são ótimos para o seu desempenho intelectual

Confira Também

Se você acredita que seu filho sempre deve trocar o jogo de futebol com os amiguinhos pelos livros, está na hora de mudar de opinião. O motivo? Simples: de acordo com um estudo britânico, crianças que praticam atividades físicas têm melhor desempenho acadêmico, porque, além dos benefícios para o corpo, a atividade também promove avanços cognitivos significativos.

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores de oito países analisaram os efeitos dos exercícios físicos praticados por crianças e jovens, entre 6 a 18 anos, dentro das escolas e durante o tempo de lazer. Eles consideraram tanto os esportes coletivos quanto os exercícios físicos educativos realizados na escola, e perceberam que o estimulo ao desenvolvimento da coordenação motora, desde cedo, aumenta a capacidade cerebral. Ou seja, aprendem e memorizam com mais facilidade, porque o cérebro delas está sendo mais trabalhado.

Durante o estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, os cientistas também notaram que quando as escolas trocavam algum tempo de aulas teóricas por períodos de exercício físicos, a mudança não afetava negativamente no aprendizado dos alunos.

Segundo psicólogos infantis, a prática de esportes também trabalha o lado emocional das crianças, como a segurança e independência, melhorando a auto-estima e reduzindo os riscos de a criança sofrer de ansiedade. Isso, sem falar na excelente oportunidade que ela terá para fazer amigos e aprender a socializar sem a ajuda dos adultos. 

Além da parte psicológica, claro, as atividades também costumam ajudar na prevenção de diversas doenças, como a obesidade infantil e problemas cardíacos. Mas, vale lembrar que não são só os exercícios que irão tornar a criança inteligente. O esporte fará com que o seu cérebro fique mais bem preparado para receber informações, mas ela só conseguirá aprender, de fato, se estudar e assimilar todas essas informações.