Como dar atenção aos filhos em meio à correria do dia a dia? Especialista ensina como conciliar a rotina pesada com a necessidade de estar presente na vida das crianças gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Como dar atenção aos filhos em meio à correria do dia a dia?

Especialista ensina como conciliar a rotina pesada com a necessidade de estar presente na vida das crianças

Confira Também

A correria do dia a dia, muitas vezes, nos impede de dar a devida atenção aos pequenos. Isso porque a garotada chega da escola com muita energia para gastar, e por vezes nós estamos tão cansados e com tanta coisa ainda para fazer que não conseguimos, sequer, perguntar como foi o dia na escola. Mas, sendo assim, como fica a qualidade do tempo dedicado aos pequenos? Pergunta complicada. 

Porém, fica a bronca da maioria dos psicólogos: não adianta nada tentar 'compensar' a falta de atenção com presentes e passeios caros, uma vez que, com o tempo, os pequenos irão assimilar presença física com bens materiais, perdendo gradativamente o vínculo com a família. As memórias de momentos felizes, por outro lado, permanecem na mente da criança. 

“Estar presente parece ser uma coisa boba para alguns, mas faz muita diferença na vida de uma criança”, explica a psicopedagoga e fonoaudióloga, Sheila Leal, criadora do projeto Filhos Brilhantes. “Para ela te ouvir é preciso estar presente de corpo, mente, espírito, foco e atenção. É preciso participar do mundo de fantasia ou de uma conquista da criança, para que no futuro ela te escute e confie em você”, aconselha.

Pensando em como ajudar mamães e papais a estar sempre próximos dos filhos, a especialista listou algumas dicas essenciais para que possa aproveitar melhor o tempo com os pequenos em meio à rotina pesada. Confira! 

#1 – No caminho para a escola. “Pergunte como seu filho está na escola, cante uma música ou até mesmo peça para ele ler as placas das ruas”, sugere a especialista. “Dessa forma, além de gerar um estímulo de aprendizagem, os pais conseguem uma aproximação maior com seus filhos”, afirma Sheila.

#2 – Aproveite o jantar em família. “O momento em família é muito importante, pois seu filho se sente acolhido e consegue perceber a união entre os pais”, aponta à especialista. Portanto, aproveite esse momento para interagir com a criança e perguntar o que ela mais gosta de comer, por exemplo. “Conte como foi o seu dia no trabalho, o que você gostava de fazer quando tinha a idade dela e, com isso, crie mais aproximação”.

#3 – Leve-os para fazer compras. Outra dica é para levar os pequenos ao supermercado. “Peça para seu filho te ajudar a fazer lista de compras, identificando quais são os alimentos que faltam”, destaca Sheila. As crianças adoram esses desafios, gostam de fazer parte e saber que estão ajudando, sem contar que também estimula no aprendizado e a tarefa se torna divertida.

#4 – Coloque as crianças para dormir. De acordo com a psicopedagoga, as crianças costumam enxergar seus pais como super-heróis. Quando for contar uma história antes de dormir, por exemplo, aproveite para viver o personagem e deixar a trama mais divertida, fazendo ele sentir-se como um personagem também. Outra dica, é começar a história em um dia e terminar em outro, assim a criança vai ficar esperando por aquele momento com os pais para descobrir o final da história.

#5 – Passeios em família aos finais de semana. Por fim, a especialista lembra a importância em reservar um tempo no final de semana para passear e brincar com os pequenos. “Brincar faz com que a criança amplie a capacidade corporal, tenha consciência do corpo dela e do outro e tenha a percepção de espaço, que são fatores essenciais para o aprendizado infantil”, ressalta. Ela reforça que a rotina de estar realmente presente na vida da criança é muito importante para o aprendizado e explica que a relação entre pai, mãe e filhos tem que ser algo conjunto. “Mesmo que sejam apenas 15 minutos, esse tempo deve se tornar frequente, principalmente porque a qualidade do contato é mais importante que a quantidade”, ensina. “Aproveite intensamente cada momento com o seu filho e divirta-se”, conclui.