6 livros inspiradores para estimular o empreendedorismo feminino Coach indica títulos para mulheres que querem montar seu próprio negócio gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

6 livros inspiradores para estimular o empreendedorismo feminino

Coach indica títulos para mulheres que querem montar seu próprio negócio

Confira Também

Empreendedorismo é a palavra do século, não é? Cada vez mais podemos observar pessoas que largam os empregos dos “sonhos” e decidem se aventurar pelo mundo do empreendedorismo. E com as mulheres, esse fenômeno tem sido visto com mais frequência, uma vez que cada vez mais nós ficamos insatisfeitas com o mercado de trabalho desigual e injusto. 

De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2015 e patrocinada pelo Sebrae, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos. Separando por sexo, essa taxa cresceu ainda mais entre as mulheres e, atualmente, temos mais 5 milhões de empreendedoras no país.

Diante desse cenário, muito tem se falado sobre empoderamento e empreendedorismo feminino. Mas, para a maioria das mulheres, esse ainda é um caminho difícil, com muitos obstáculos, dúvidas e incertezas. Para incentivar e inspirar as mulheres nessa jornada de transformação, a coach Alessandra Fonseca, sócia-proprietária da ConsultaRH – Coaching e Treinamentos, listou alguns livros que podem servir como referências positivas, dando um “norte inicial” ou mesmo ajudando a superar adversidades para quem já está atuando com seu negócio próprio. “O começo do ano é uma excelente época para refletir sobre sonhos e traçar planos que definitivamente saiam do papel e se transformem em ação. Esses livros podem ajudar nessa caminhada incrível do empreendedorismo”, orienta Alessandra.

#1 – GIRLS BOSS, SOPHIA AMORUSO
Referência em empreendedorismo feminino, esse livro conta a história de Sophia Amoruso, dona do Nasty Gal, um dos maiores e-commerces dos EUA. Sophia começou aos 20 anos com uma lojinha de roupas no eBay e hoje comanda uma empresa que vale mais de 100 milhões de dólares e tem mais de 350 funcionários. 

#2 – TRABALHE 4 HORAS POR SEMANA, TIMOTHY FERRISS
Apesar de o título parecer improvável, esse livro ficou um ano na lista de best-sellers do The New York Times e é leitura obrigatória para quem está buscando um trabalho prazeroso e lucrativo. O autor mostra caminhos para ter uma vida mais feliz por meio de uma mudança radical no seu formato de trabalho, ensinando técnicas de gerenciamento de tempo e priorização e, assim, diminuindo o atual ritmo frenético. Tudo isso com base em sua própria experiência e com o simples, porém difícil, objetivo de trabalhar menos e produzir mais.

#3 – ELAS – EMPREENDEDORAS, ANDRÉA VILLAS BOAS
Livro que traz a história e trajetória de mulheres empreendedoras de sucesso. Leitura indicada para quem deseja abrir um negócio, mas ainda não sabe muito bem por onde começar.

#4 – PENSE BEM: IDEIAS PARA REINVENTAR A VIDA, MANOEL THOMAZ CARNEIRO
Nesse livro, o autor apresenta maneiras para alcançar a mudança em direção à felicidade e bem-estar, buscando não só saber quem você é, mas principalmente quem você quer ser. Perguntas como “qual é meu verdadeiro desejo?” e “conheço todo o meu potencial?” levarão a reflexões para entender a natureza de seus desejos e o meio de alcançá-los.

#5 – O SEGREDO DE LUÍSA, FERNANDO DOLABELA
Esse livro é campeão de vendas por ser uma referência de empreendedorismo no Brasil. São várias lições a partir da história de Luísa, uma jovem entusiasmada com a ideia de abrir uma empresa para vender as goiabadas que sua tia produz, e que vai – por meio da evolução das suas aventuras e aprendizados – do sonho à realidade, passando por todas as etapas necessárias à criação de uma empresa. 

#6 – O ANO EM QUE DISSE SIM, SHONDA RHIMES
Mais um livro voltado ao comportamento pessoal: mostra como Shonda Rhimes, produtora executiva de sucessos televisivos como Grey’s Anatomy, transformou sua vida ao passar a dizer sim a todas as oportunidades que surgiam durante um ano.