As viúvas são mais felizes e saudáveis Segundo pesquisa, elas sentem menos stress e indisposição do que as casadas gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

As viúvas são mais felizes e saudáveis

Segundo pesquisa, elas sentem menos stress e indisposição do que as casadas

Confira Também

Nenhuma mulher gosta de pensar no dia em que não terá mais o seu companheiro por perto. Mas acredite: ficar viúva pode trazer alguns benefícios para a saúde das mulheres, segundo um recente estudo italiano. 

Cientistas da Universidade de Pádua acompanharam a vida de aproximadamente 2 mil mulheres, entre 45 e 70 anos de idade, durante quatro anos, e descobriram que as senhoras já viúvas se sentiam menos estressadas e com mais disposição física quando comparadas as mulheres cujos esposos ainda são vivos.

Em números, somente 23% das viúvas afirmaram se sentir mais frágeis e indispostas desde a morte do marido, de acordo com o jornal New York Post, que publicou o estudo. Já as casadas, apresentaram um alto nível de estresse e insegurança durante os testes aplicados. 

Para a surpresa dos pesquisadores, o contrário também é válido: ao entrevistarem um pequeno grupo de viúvos, estes também afirmaram estar “melhores”, em alguns aspectos, após alguns anos sem a esposa. 

Segundo Caterina Trevisan, uma das autoras do estudo, a maioria dos homens casados se aproveita da mulher que tem em casa, em termos de gestão doméstica e cuidados com a saúde. Já elas, são mais propensas a se sentirem estressadas e frustradas, principalmente porque a maior parte ainda mantém o costume de assumir os cuidados com a casa e a família. "As mulheres casadas sofrerem constantemente os efeitos da sobrecarga de preocupações com as finanças do lar, trabalho e a saúde de sua família”, afirma Caterina.

De acordo com os pesquisadores, outros estudos também têm mostrado que as mulheres são menos vulneráveis à depressão do que os homens na viuvez, provavelmente, porque elas têm mais apoio emocional da família e expressam suas emoções com mais naturalidade.