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6 dicas para conviver melhor com a diabetes

Valorizar os hábitos saudáveis favorece o controle da diabetes

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A diabetes é uma doença crônica que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Como não tem cura, é fundamental que quem lida com essa disfunção faça isso da melhor forma possível, sempre adotando medidas para o seu controle.
E, por mais que muitas pessoas não acreditem, é possível, sim, conviver com a diabetes de uma forma mais leve. Tudo isso depende de adotar ou não um padrão de vida mais regrado e com certos cuidados para que ela não ataque e prejudique ainda mais a vida do portador.

Pensando em ajudar os diabéticos a manterem uma rotina saudável - lembrando que uma adequada orientação médica é imprescindível, a OneMarket, plataforma que reúne clubes de assinaturas com foco em alimentação inclusiva, reuniu algumas dicas valiosas de como conviver melhor com a diabetes . Confira!

#1 – FRACIONE AS REFEIÇÕES
As refeições podem aumentar o índice glicêmico do seu corpo — um sintoma natural, já que alguns alimentos se transformam em glicose no momento de digestão. Por isso, o ideal é comer mais vezes por dia e em porções menores. Alimentando-se de forma moderada fica mais fácil evitar possíveis efeitos colaterais da doença e não sofrer com os picos de glicose no sangue.

#2 – APOSTE NOS ALIMENTOS CERTOS
Como falado acima, alguns alimentos podem se transformar em glicose — e os carboidratos simples são um ótimo exemplo disso. Uma boa solução é trocá-los (assim como todos os alimentos com farinha branca) pelas opções integrais, pois essa é uma ótima alternativa para evitar excesso de glicose. Além disso, é fundamental evitar os açúcares refinados pois eles também podem trazer complicações. 

#3 – BEBA MUITO LÍQUIDO
A água deve fazer parte da vida de qualquer pessoa que queira conviver com a diabetes de uma maneira mais tranquila. Isso porque além de ajudar a te manter hidratado, ela auxilia a remoção do excesso de glicose do sangue, na medida em que ele acaba sendo eliminados pela urina. É uma atitude relativamente simples, mas que pode trazer resultados um tanto quanto significativos na qualidade de vida da pessoa com diabetes.

#4 – MOVIMENTE-SE E ADOTE ALGUM EXERCÍCIO FÍSICO
O sedentarismo pode atrapalhar ainda mais a vida de quem tem diabetes. Por isso, a prática de exercícios deve ser seguida com frequência. Para que ela aconteça com segurança, é fundamental que o praticante esteja devidamente alimentado e hidratado para que a glicemia não baixe. Além disso, essa é uma ótima maneira de controlar o índice de colesterol, outro ponto que pode fazer com que você consiga conviver com a diabetes com mais facilidade.

#5 – CONTROLE O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA
O consumo de álcool não é proibido, mas deve ser feito com prudência. Quem tem diabetes, por exemplo, não pode começar a beber estando com a barriga vazia, pois o consumo de bebida alcoólica pode levar à hipoglicemia. Quem já teve essa experiência, sabe que isso significa sentir tremores, fome, enjoo e irritação. Por isso, é bom comer sempre que for beber e ter uma atitude mais controlada nesse sentido.

#6 – TENHA UMA BOA NOITE DE SONO
As horas de sono são mais vitais para o funcionamento do nosso corpo do que muitos de nós imaginamos. No caso da diabetes não é diferente, já que o período de descanso regula os níveis de colesterol e de glicose no sangue.
Portanto, nada de passar noites em claro ou pensar que uma boa noite de sono não é importante. Muito pelo contrário: não abra mão desse cuidado com sua saúde!