Ainda dá tempo: 6 dicas para economizar nesta Páscoa Ovos de Páscoa estão, em média, 3,4% mais caros do que em 2016, por isso, a palavra da vez é economizar gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Ainda dá tempo: 6 dicas para economizar nesta Páscoa

Ovos de Páscoa estão, em média, 3,4% mais caros do que em 2016, por isso, a palavra da vez é economizar

Confira Também

A Páscoa costuma ser um momento para reunir os familiares e comemorar com alegria. Entretanto, assim como em qualquer outra época do ano, o varejo aproveita a oportunidade para incentivar as compras e, certamente, garantir que todos saiam com as mãos cheias de ovos de chocolate (e bolsos vazios). 

Em tempos de crise, comprar chocolate para presentear os mais próximos ficou um pouco mais difícil. Ainda mais esse ano, que os ovos de chocolate estão em média 3,4% mais caros do que no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). 

Para que você não caia nas armadilhas dos supermercados e chocolaterias é preciso ter muita cautela, pesquisar e planejar as suas compras. Em uma rápida comparação, é possível perceber, por exemplo, que as barras e caixas de chocolate podem chegar a uma grande diferença de preços. . "Nesta época, muitos agem por impulso e prejudicam suas finanças ao longo de todo o ano. É preciso planejamento e consciência”, orienta o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Se quiser aproveitar essa Páscoa sem ficar no vermelho, é bom conferir, então, algumas dicas dadas por Domingos para presentear e economizar, ao mesmo tempo, nesta data. 

1 – COMPARE. Observe quanto custa uma barra de chocolate e um ovo de Páscoa, ambos da mesma marca, avaliando a quantidade de produto que vem em cada um. A diferença, dependendo do caso, pode superar 400%, o que é uma quantia significativa até mesmo na compra de apenas uma unidade.

2 – PENSE. Agir por impulso é algo que pode levar ao comprometimento das finanças, portanto, reflita sobre a importância de comprar algo caro, perecível e que representa apenas uma única data do ano. Caso a intenção seja comprar e presentar toda a família, procure ser consciente e buscar alternativas mais econômicas. 

3 – PRIORIZE. Por mais que haja vontade de presentear a todos, priorize as pessoas mais próximas e que dão mais valor aos doces – afinal, não são todos. Considere priorizar as crianças, que criam mais expectativas em relação a data. 

4 – NEGOCIE. Se desejar comprar itens de marcas específicas tendo dinheiro para isso, ótimo. Mas lembre-se que é sempre válido negociar, especialmente se for pagar à vista e comprar em grandes quantidades. Pesquise preços em diversos estabelecimentos, opte pelo que oferecer menores valores e melhores condições de pagamento e peça desconto. 

5 – SUBSTITUA. Considere trocar os ovos de marca por caseiros, que também possuem boa qualidade e não carregam o “status” da marca, que tanto encarece o produto. Muitas pessoas se dedicam à produção de chocolates caseiros nesta época, portanto, aproveite a oportunidade para economizar e valorizar o trabalho de seus conhecidos. 

6 – SIMPLIFIQUE. É possível fazer algo coletivo também como, por exemplo, uma cesta com chocolates para pessoas que moram na mesma casa. Sairá bem mais em conta.