Chocolate: benefícios x malefícios Com pequenas porções diárias essa maravilha não estraga a dieta e atua como antioxidante, mas cuidado com a qualidade do produto gplus

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Chocolate: benefícios x malefícios

Com pequenas porções diárias essa maravilha não estraga a dieta e atua como antioxidante, mas cuidado com a qualidade do produto

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Dia 26 de março é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, além disso, a proximidade com a páscoa faz com que a vontade de saborear delícias feitas de cacau só aumente. Neste momento de abundância de opções é importante fazer escolhas inteligentes, sem se privar do chocolate, mas também sem mandar a dieta para o espaço. “Se a pessoa não consegue ficar um dia sem ingerir chocolate, o indicado é que se consuma entre 30 e 50 gramas por dia”, explica Dra. Sylvana Braga, nutróloga e especialista em prática ortomolecular.

Os benefícios do cacau são muito difundidos atualmente e há alguns anos ele perdeu aquele estigma de vilão das dietas, afinal, ele é rico em vitaminas A, B, C, D, magnésio, manganês, potássio, sódio, ferro, flúor e fósforo. “O chocolate apresenta também teobromina, que estimula o cérebro; a fenilalanina, conhecida como ‘hormônio da paixão’; a tiramina, que estimula os neurônios; a cafeína e outras substâncias”, explica Sylvana. 

Porém para usufruir de todas essas maravilhas é preciso escolher chocolates que contenham grande concentração de cacau e pouca concentração de leite, açúcar e manteiga de cacau, que não possuem estes benefícios e contribuem para o aumento do valor calórico do chocolate. “Na hora de escolher, opte por amargo, que é rico em cobre, substância responsável por afastar doenças cardiovasculares. Ele é o que possui também a maior porcentagem de antioxidantes já que contém mais massa de cacau”, afirma a nutróloga.

Você sabia que a maioria dos chocolates brancos não possui massa de cacau? Eles contêm apenas leite, açúcar e manteiga de cacau? Ou seja, caso o chocolate branco seja seu preferido, esqueça, você está perdendo todos os benefícios do alimento e ficando apenas com os malefícios, que envolvem ganho de peso. “No caso do chocolate ao leite, além de tudo isso, ele contém ainda a massa de cacau, o que melhora a situação”, diz ela. 

Outra pegadinha muito comum para quem gosta de chocolate é escolher produtos que são misturados com castanha do Pará, amendoim, avelã e outros alimentos. Isso porque, a quantidade destes incrementos no chocolate é pequena demais para trazer os benefícios gerados por ele, mas acaba deixando o produto com ainda mais calorias.

A fama de que o chocolate acalma a TPM, diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), diminui o risco de doenças cardíacas e ainda atua como antioxidante e antienvelhecimento também deve ser balanceada. Isso porque, ele atua como coadjuvante nessas melhoras e não como agente principal. 

“Se a pessoa tem dieta balanceada e pratica exercícios físicos, o chocolate vai ajudar a manter os bons níveis de colesterol, mas comer chocolate e se alimentar mal não irá mudar muita coisa”.  Além disso, a ideia de que comer chocolate todos os dias não faz mal também não significa que para usufruir dos benefícios que ele traz seja necessário o consumo diário. “Para quem não sente vontade de comê-lo todo dia, pode ingeri-lo uma vez por semana e mesmo assim estará sendo beneficiado com suas propriedades”, afirma a dra. Sylvana.  

Páscoa:
No momento de comprar seu ovo de páscoa fique atento as informações nutricionais do alimento e procure optar por um produto que contenha mais massa de cacau e menos manteiga, leite e açúcar, assim você irá potencializar os benefícios. Ao abrir seu ovo, divida ele em porções diárias, consumindo no máximo 50grs por dia.  Essa divisão evita que ao abrir o ovo você consuma, sem perceber, uma quantidade maior do que a indicada. “É importante ressaltar também que os números dos ovos não seguem uma padronagem por isso, um ovo com o mesmo número, mas de diferentes empresas pode variar a gramatura”, alerta Sylvana.