Como compensar os abusos com bebida e comida? Exagerou na cerveja, no churrasco e nas porções do barzinho? Não se preocupe, confira algumas dicas para ficar novo em folha gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Como compensar os abusos com bebida e comida?

Exagerou na cerveja, no churrasco e nas porções do barzinho? Não se preocupe, confira algumas dicas para ficar novo em folha

Confira Também

É muito comum que, as pessoas – e principalmente nós, homens – se esqueçam de maneirar nos aperitivos em festas e barzinhos e acabem por enfiar o pé na jaca sem dó. Porém, passada a bebedeira e a comilança, é hora de encarar a realidade e lembrar de todos os exageros cometidos nos últimos dias. Bate aquela culpa, a balança joga números na sua cara e você sabe que precisa correr atrás do prejuízo e se recuperar de alguma forma.

Confira algumas dicas para compensar os exageros do fim de semana e diminuir os efeitos negativos sempre que a semana começar.

Organismo limpo

A primeira coisa a ser feita para se recuperar dos excessos do fim de semana é, logicamente, mudar a alimentação. Todos os alimentos “ruins” que sobrecarregam o organismo devem ser deixados de lado durante a semana para deixar o corpo se recuperar. A carne vermelha, rica em toxinas, deve sumir do cardápio, assim como açúcares, laticínios, farinha, massas e produtos muito industrializados e cheios de conservantes que pesam no organismo. Saladas e frutas, sempre frescos, devem fazer parte de sua nova alimentação.
 
Toxinas, para fora

Uma vez eliminados os alimentos que podem fazer mal ao seu organismo, é hora de se livrar das toxinas que ainda estão nele. Aquele velho conselho de beber muita água se torna regra nesse caso e uma dica é acrescentar chás na nova dieta, como de hibisco, dente-de-leão e chá verde, que têm a capacidade de estimular a queima de gordura corporal e facilitam a digestão. O ideal é que seja ingerido 35 ml/quilo de água por dia (multiplique seu próprio peso por 35 e o resultado, em litros, é a quantidade de líquido que você deve beber) para que ela tenha os efeitos desejados e ajudam a eliminar toxinas através da urina. 

Sangue ácido? Evite

Churrascos, pizzas, massas, bebidas alcoólicas, frituras, refrigerantes, entre outros têm em comum um efeito bastante prejudicial: eles alteram o pH do sangue e fazem com que ele fique mais ácido, o que atrapalha nas trocas de nutrientes e oxigênio entre ele e o resto do organismo. Para reverter essa situação nada favorável à saúde, é necessário consumir alimentos alcalinizantes – ou seja, que diminuem essa acidez e deixam o pH mais equilibrado – tais como frutas, legumes e verduras (beber suco de limão durante o dia é ótimo para isso). Dessa forma, o organismo consegue liberar as toxinas de forma mais eficiente.  

Pra “tunar” o metabolismo

Quanto mais rápido seu metabolismo funcionar, mais fácil será a queima de calorias e a perda de peso depois de ter passado o fim de semana inteiro comendo e bebendo besteiras até cair. As substâncias termogênicas contidas em alimentos como pimenta, óleo de coco, canela e gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura do corpo e aumentar sua capacidade metabólica através de um maior gasto energético.

Vai fazer exercícios, sim!

Composta principalmente por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais, a chamada massa magra é extremamente importante para quem deseja manter uma boa forma física, pois quanto maior sua quantidade no corpo, mais rápida será a perda de calorias. Porém, ela é facilmente perdida quando se passa a comer e beber em excesso e sem a prática de exercícios regulares, ou seja, não deixe de praticar exercícios depois daquela festa cheia de doces e salgados e daquela cerveja gelada com os amigos depois do futebol.